Sabiia Seb
PortuguêsEspañolEnglish
Embrapa
        Busca avançada

Botão Atualizar


Botão Atualizar

Registro completo
Provedor de dados:  Infoteca-e
País:  Brazil
Título:  Análise sensorial e intenção de compra de açaí (Euterpe oleracea) processado após choque térmico dos frutos.
Autores:  BEZERRA, V. S.
CABRAL, D. de S.
RODRIGUES, D. M. de S.
LIMA, A. H. N.
Data:  2020-12-16
Ano:  2020
Palavras-chave:  Açaí
Euterpe Oleracea
Análise de Alimento
Processamento
Resumo:  As Boas Práticas de Fabricação da bebida açaí, juntamente com as boas práticas de colheita e transporte do fruto, são estratégias para inativação e controle do Trypanosoma cruzi, agente causal da doença de Chagas e outras moléstias, que podem levar prejuízos à saúde do consumidor. O objetivo deste trabalho foi realizar análise sensorial da bebida açaí produzida com frutos tratados por choque térmico em temperatura na faixa de 80 °C a 90 °C, para validação do processo térmico nos frutos, sem interferência aos atributos sensoriais da bebida e sua intenção de compra pelos mesmos consumidores. Amostra da bebida açaí foi avaliada em evento no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Macapá, AP, por consumidores, que após sua degustação, preencheram ficha de aplicação, com perguntas socioeconômicas, e avaliação da impressão geral do produto, utilizando uma escala hedônica estruturada de nove pontos. A descrição do produto foi realizada pela metodologia CATA (Check-All-That-Apply) e para a intenção de compra do produto utilizou-se uma escala estruturada de cinco pontos ou categorias de forma decrescente. Por meio da distribuição das frequências das notas da bebida, houve a ratificação da aceitação de 95,5% dos consumidores, valorada por meio das notas ≥ 8 ("gostei muito" a "gostei extremamente"). Quanto à descrição do produto, características positivas e desejáveis foram as que, preponderantemente, descreveram a amostra: ?sabor de açaí? (90,8%), "tipo grosso" (83,3%), "cor de açaí"(74,6%) e "cheiro de açaí" (71,7%), sendo que 94,9% dos provadores certamente comprariam o produto. Dessa forma, pode-se afirmar que a aplicação de choque térmico nos frutos, à temperatura entre 80 °C e 90 °C, não altera os atributos sensoriais perceptíveis à bebida, levando à aceitação da bebida açaí por consumidores de açaí, com descrições positivas e a efetiva intenção de compra do produto

bitstream/item/219331/1/CPAF-AP-2020-BPD-109-Analise-sensorial-intencao-de-compra.pdf
Tipo:  Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Idioma:  Português
Identificador:  1517-4867

18335

http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1128302
Editor:  Macapá: Embrapa Amapá, 2020.
Relação:  Embrapa Amapá - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
(Embrapa Amapá. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 109).
Formato:  20 p.
Fechar
 

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Todos os direitos reservados, conforme Lei n° 9.610
Política de Privacidade
Área restrita

Embrapa
Parque Estação Biológica - PqEB s/n°
Brasília, DF - Brasil - CEP 70770-901
Fone: (61) 3448-4433 - Fax: (61) 3448-4890 / 3448-4891 SAC: https://www.embrapa.br/fale-conosco

Valid HTML 4.01 Transitional